Relação homem-ambiente é um dos temas mais cobrados no Enem

Seleção de vídeos aborda conceitos importantes de biologia para o vestibular e para o simulado Virando Bixo

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

Na área de biologia, um dos conteúdos mais cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem é ecologia. Mas como são as questões de ecologia na prova?  

Para responder a essa pergunta, selecionamos alguns vídeos para orientar quem está na "maratona" de preparação para o Enem e, também, os participantes do simulado Virando Bixo, que esta semana respondem a 30 questões de biologia.  

O simulado está na quarta semana de provas, mas ainda dá tempo de participar. Basta fazer o cadastro e começar! Todas as questões liberadas desde 28 de maio ficam à disposição de quem está começando agora. Então, ainda dá tempo de concorrer aos prêmios do simulado, um carro O km (categoria Vestibulando) ou à viagem para o Canadá (categoria Treineiro).  

Levantamento feito pelo Pró-Enem nas provas do Enem desde 2009 mostra que a maior parte das questões de biologia dizem respeito a um aspecto específico de ecologia: a interação homem e ambiente, que corresponde a 21% da prova. Ou seja, são perguntas que exigem do estudante conhecimento sobre os impactos da ação humana sobre o ambiente e sobre como o ambiente altera nossa vida.  

Outros temas bastante cobrados em biologia no Enem são:  

Histologia e fisiologia humana 12%  

Citologia 10%  

Fundamentos de ecologia 9%  

Biotecnologia 8%  

Confira as explicações:  


 


Se você quer relembrar os conceitos fundamentais de ecologia, não perca o vídeo abaixo do QG do Enem:  



E se você quer se aprofundar nas relações entre meio ambiente e sustentabilidade, veja este vídeo da TV Univesp. Ele integra uma playlist que aborda diversos aspectos relacionados à ecologia:    










Comentários

Confira também