Saiba como se sair bem no Sisu/segundo semestre de 2018

Sistema permanece aberto até a 23h59 desta sexta-feira; ao todo são ofertadas mais de 57 mil vagas em 68 instituições públicas

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

Ainda dá tempo de fazer a inscrição no Sistema de Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2018. O prazo termina nesta sexta-feira (15). 

Para concorrer a uma das 57.271 vagas oferecidas em 68 instituições de ensino, é preciso fazer a inscrição no site do Ministério de Educação.  

As vagas se distribuem em 30 universidades federais, 27 institutos federais, 2 centros de educação tecnológica federais, 7 universidades estaduais e 1 universitário público estadual.  

Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tiraram zero na redação.
As vagas são distribuídas conforme a procura e as notas dos candidatos no Enem.  

O resultado está previsto para o dia 18 de junho. Os aprovados devem fazer a matrículas, nas próprias instituições, entre 22 e 28 de junho. Confira algumas dicas para aumentar suas chances de conseguir a vaga desejada, segundo o Guia do Estudante: 

- No último dia de inscrição, consulte as notas de corte e, dependendo da situação, altere suas opções de curso. Se a sua nota no Enem for maior do que a nota de corte, você tem boas chances de passar. Se sua nota estiver abaixo da nota de corte, ainda dá tempo de mudar suas opções. O sistema só considera as opções registradas no momento do fechamento do sistema.  

- Seja fiel às suas escolhas, ou seja, inscreva-se num curso em que você realmente quer fazer. Será que vale a pena mudar sua opção só para dizer que passou no vestibular?  

- Se você está em dúvida quanto ao curso, inscreva-se naquele que mais o agrada.  

- A primeira opção é importante, pois é a que vale para a lista de espera. Mas seja consciente quanto à segunda opção, pois pode ser um bom plano B.  

No vídeo a seguir, do canal Química em Foco, mais dicas para você: 





Comentários

Confira também