Prova de língua portuguesa abre simulado Virando Bixo 2018

Nesta segunda (28/5) candidatos começam a ter acesso às questões, mas ainda dá tempo de fazer a inscrição

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

Começa hoje o simulado Virando Bixo edição 2018. A partir desta segunda-feira (28/5), os participantes começam a ter acesso às provas online. A primeira disciplina avaliada é língua portuguesa. Para fazer a prova, basta acessar a área do simulado no site do Virando Bixo e responder às questões.   

Mas ainda dá tempo de participar e concorrer a um carro O km e a uma viagem para o Canadá - além de se preparar para o vestibular. As inscrições podem ser feitas aqui.  Os interessados podem ser inscrever a qualquer momento, mesmo que as provas já tenham começado - só que a pontuação obtida por questão correta pode diminuir. 

O Virando Bixo é um projeto da EPTV para ajudar estudantes a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Em 2018, o projeto está completando 18 anos.  

Os vencedores da edição 2017 foram Marcos Vinícius Geraldi Mariani e Mikaela Teodoro.  Leia aqui sobre a premiação, que ocorreu em abril.

Os estudantes Marcos Mariani e Mikaela Teodoro, vencedores do Virando Bixo edição 2017

Muitos estudantes, como Murilo Gonçalves, de 17 anos, que foi aprovado em Engenharia de Alimentos na Unicamp este ano.  "O Virando Bixo me ajudou bastante, pois me fez lembrar de conteúdos que havia esquecido", conta o estudante, que chegou à final da edição 2017 do simulado. Para responder às questões, Gonçalves estabeleceu um dia da semana para responder todas as provas da semana.  

O estudante Kleferson Das de Souza, de 16 anos, também participou do simulado no ano passado e chegou à final na categoria Treineiro. Ele adotou uma estratégia parecida para responder às questões. "Eu respondia todas as provas da semana num único dia. Leva cerca de duas ou três horas para fazer tudo", conta ele.  Segundo ele, dá para conciliar as provas do Virando Bixo e a escola. "Basta organizar e o simulado ajuda nessa organização".

O simulado
A primeira fase do simulado é composta por provas online de nove disciplinas do ensino médio, com o conteúdo que cai nos principais vestibulares do país. As provas são elaboradas pelo Elite Pré-Vestibular Campinas.  

São três ciclos de nove semanas cada. A cada ciclo, aumenta o grau de dificuldade das questões. Toda semana é realizada a prova de uma disciplina.  

Os estudantes mais bem classificados nos três ciclos serão chamados para segunda fase, uma prova presencial com questões de múltipla escolha e uma redação.  

Ao final, o estudante com maior pontuação na categoria Vestibulando ganha um carro 0 km e o mais bem classificado na categoria Treineiro ganha um curso de inglês de quatro semanas no Canadá, oferado pela CI Central de Intercâmbio.  

O primeiro ciclo do Virando Bixo 2018 ocorre entre 28 de maio e 29 de julho. As provas serão liberadas na seguinte ordem: 

Língua Portuguesa (28 de maio a 3 de junho)  

Matemática (4 de junho a 10 de junho)  

História (11 de junho a 17 de junho)  

Geografia/Atualidades (18 de junho a 24 de junho)  

Biologia (25 de junho a 1 de julho)  

Química (2 de julho a 8 de julho)  

Física (9 de julho a 15 de julho)  

Inglês (16 de julho a 23 de julho)  

Filosofiia/Sociologia (24 de julho a 30 de julho)

Como funciona a prova online  

A cada dia, o estudante tem acesso, no site do Virando Bixo, a seis questões de múltipla escolha sobre a disciplina avaliada. No final da semana, serão 30 questões.  

Não é necessário responder as questões no dia em que elas são publicadas. O aluno pode responder durante a semana.  

Se o estudante responder às questões na semana em que a disciplina for avaliada, cada questão correta vale 10 pontos, Se ele responder após o término da semana, cada questão correta vale 8 pontos.  

O regulamento do simulado pode ser consultado aqui.



Comentários

Confira também