Publicidade

noticias

Tire suas dúvidas sobre a inscrição para o Encceja

Exame oferece certificação para jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos na idade esperada

| Da Redação -

Hoje é o último dia de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018. O prazo termina às 23h59 (Horário de Brasília DF) desta sexta-feira (27/4).  


As inscrições são gratuitas. Para fazer, basta acessar o site do exame, enccejanacional.inep.gov.br.  

A prova será no dia 5 de agosto. Quem faltar terá de justificar a ausência para não perder o direito à gratuidade nos próximos exames. Os resultados serão divulgados fim de 2018. 

Hoje também é o último dia para fazer alteração da cidade de preferência para fazer a prova, nível de ensino, áreas do conhecimento, e solicitações de atendimento especializado e/ou específico.  

O que é o Encceja  

É um exame para pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada obterem o certificado de conclusão dos estudos.  

Para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental é preciso ter 15 anos ou mais. Para obter o certificado de conclusão do ensino médio é preciso ter 18 anos ou mais.  

É possível pedir obter o certificado de conclusão do nível de ensino ou de algumas disciplinas apenas.  

Quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação.  

Quem já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada.  Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.  

Como é o exame  

São 30 questões de múltipla escolha por área, e uma redação. Para obter proficiência em português (no caso do fundamental) e em linguagem (no caso do médio), é preciso obter a nota mínima na prova objetiva e também na redação.

Cuidados na hora de fazer a inscrição  

- Preste atenção na hora de selecionar a instituição certificadora onde prefere solicitar o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência.  

- Fique atento à escolha do nível de ensino e das áreas de conhecimento que serão avaliadas. 

- Atendimento especializado: participantes que tiveram o documento comprobatório aprovado no ano passado não precisarão enviar novamente a documentação. Se a solicitação de atendimento especializado for a mesma, será aprovada automaticamente. 

- Nome social: as solicitações de atendimento por nome social poderão ser feitas na próxima semana, entre 30 de abril e 4 de maio.  

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, preparou um passo a passo de todas as etapas da inscrição.  

Além do Encceja Nacional, o Inep também aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países.  

Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade, sendo no Brasil em 18 e 19 de setembro, e no exterior entre 17 e 21 de setembro. Os editais dessas aplicações serão publicados em maio.



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade