Tire suas dúvidas sobre a inscrição para o Encceja

Exame oferece certificação para jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos na idade esperada

    • Da Redação
    • /
    • Maria Marta Picarelli Avancini

Hoje é o último dia de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018. O prazo termina às 23h59 (Horário de Brasília DF) desta sexta-feira (27/4).  


As inscrições são gratuitas. Para fazer, basta acessar o site do exame, enccejanacional.inep.gov.br.  

A prova será no dia 5 de agosto. Quem faltar terá de justificar a ausência para não perder o direito à gratuidade nos próximos exames. Os resultados serão divulgados fim de 2018. 

Hoje também é o último dia para fazer alteração da cidade de preferência para fazer a prova, nível de ensino, áreas do conhecimento, e solicitações de atendimento especializado e/ou específico.  

O que é o Encceja  

É um exame para pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada obterem o certificado de conclusão dos estudos.  

Para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental é preciso ter 15 anos ou mais. Para obter o certificado de conclusão do ensino médio é preciso ter 18 anos ou mais.  

É possível pedir obter o certificado de conclusão do nível de ensino ou de algumas disciplinas apenas.  

Quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação.  

Quem já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada.  Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.  

Como é o exame  

São 30 questões de múltipla escolha por área, e uma redação. Para obter proficiência em português (no caso do fundamental) e em linguagem (no caso do médio), é preciso obter a nota mínima na prova objetiva e também na redação.

Cuidados na hora de fazer a inscrição  

- Preste atenção na hora de selecionar a instituição certificadora onde prefere solicitar o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência.  

- Fique atento à escolha do nível de ensino e das áreas de conhecimento que serão avaliadas. 

- Atendimento especializado: participantes que tiveram o documento comprobatório aprovado no ano passado não precisarão enviar novamente a documentação. Se a solicitação de atendimento especializado for a mesma, será aprovada automaticamente. 

- Nome social: as solicitações de atendimento por nome social poderão ser feitas na próxima semana, entre 30 de abril e 4 de maio.  

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, preparou um passo a passo de todas as etapas da inscrição.  

Além do Encceja Nacional, o Inep também aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países.  

Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade, sendo no Brasil em 18 e 19 de setembro, e no exterior entre 17 e 21 de setembro. Os editais dessas aplicações serão publicados em maio.




Comentários

Confira também