Mais uma chance: MEC prorroga prazo de inscrição no Fies

São três modalidades de financiamento para candidatos com renda familiar per capita de até 5 salários mínimos

    • Da Redação
    • /
    • Maria Marta Picarelli Avancini

Os estudantes interessados em se inscrever para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2018 podem se inscrever até esta sexta-feira (2/3) pelo site do programa.  

O prazo por prorrogado porque muitos candidatos (427 mil) não haviam terminado de preencher o formulário na quarta-feira (28/2), quando o prazo se encerraria. Até ontem, havia 387 mil inscrições concluídas. 

A partir de 2018, está em vigor o Novo Fies, que fixa condições de pagamento diferentes, conforme a renda familiar.
No primeiro semestre, estão sendo ofertadas 155 mil vagas. A expectativa é que em 2018, sejam abertas 310 mil vagas.
São três modalidades de financiamento, uma chamada Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as outras duas, de Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies): 

Modalidade 1 (Fies): O MEC prevê que 100 mil vagas serão destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Esses financiamentos terão juro zero. 

Modalidade 2 (P-Fies): Para estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até 5 salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

Modalidade 3 (P-Fies): Para estudantes com renda per capita mensal familiar de até 5 salários mínimos de todas as regiões.  

Resultados  

Os nomes dos aprovados no Fies a juro zero serão divulgados na segunda-feira (5), em chamada única. Quem não passou terá de 6 a 30 de março para manifestar interesse na lista de espera.  

Já quem se inscreveu para o P-Fies poderá conferir o resultado em 12 de março. 

Critérios 

Para concorrer a uma vaga no Fies, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter conseguido nota média acima de 450 pontos nas provas objetivas. O candidato também não pode ter zerado na redação. 

No vídeo a seguir, há um passo a passo do MEC sobre como preencher o formulário: 


 

E se você quiser saber entender a diferença entre Fies e ProUni e avaliar se vale a pena pedir o financiamento, assista o vídeo a seguir, do canal O Salto no YouTube:  





Comentários

Confira também