Publicidade

noticias

Repasse as orientações para a primeira fase do Vestibular Unicamp 2018

Prova, com 90 questões de múltipla escolha, será realizada em 34 cidades

| Virando Bixo -

A primeira fase é domingo (19). Ao todo, 83,7 mil candidatos vão fazer a prova de múltipla escolha sobre as disciplinas do ensino médio. Eles disputam 3,3 mil vagas em 70 cursos de graduação.

A prova está dividida da seguinte maneira: 90 questões de múltipla escolha: 13 de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 13 de matemática, 9 de história, 9 de geografia (inclui filosofia e soci ologia), 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês e 12 interdisciplinares.

Os candidatos têm até 5 horas para responder às questões. Podem sair da sala depois de 3 horas e 30 minutos.

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2018 será realizada em 31 cidades no estado de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).

O acesso aos locais de exame será permitido até 13h (horário de Brasília). Mas saiade casa com antecedência para evitar imprevistos.

Dica para a prova: comece pelas áreas que têm mais familiaridade para ganhar segurança e depois responda àquelas que conhece menos.

Candidatos em local de prova do Vestibular Unicamp (Foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp)

 

O que você pode levar

Documento de identidade original indicado na inscrição

Caneta de cor preta em material transparente

Lápis preto, borracha, régua e compasso transparentes

Água, sucos, doces

Uso de bermudas e vestimentas leves

O que é proibido

Celulares ou equipamentos eletrônicos

Relógios digitais

Corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto

Bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova

O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas eles devem ficar no chão, ao lado da carteira. Além disso, terá de desligar o celular e guardá-lo em embalagem que será fornecida pela comissão ao entrar na sala - a retirada pode ser feita após a saída do prédio.


Paais e Enem
A Unicamp utiliza a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - parte de conhecimentos gerais - para compor a nota final da primeira fase, desde que ele tenha autorizado no formulário de inscrição.
Além disso, existe o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) que dá pontos adicionais aos candidatos egressos da rede pública. Na primeira fase, os estudantes que aderiram ao programa ganham 60 pontos adicionais à nota final da primeira fase.
Quem for convocado para a segunda etapa terá acréscimo de 90 pontos à nota da redação e 90 pontos à nota de cada prova que compõe a nota final da segunda fase.
Os candidatos inscritos no grupo e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (segundo classificação do IBGE) receberão outros 20 pontos à nota final da primeira fase; enquanto que os convocados para a etapa seguinte terão mais 30 pontos à nota da redação e mais 30 na nota final da segunda fase.
 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade