Foco total: a menos de dois meses do Enem, é hora de manter a rotina e a disciplina de estudos

Com uma rotina de estudos, metas claras, disciplina e revisão dos conteúdos, você vai se sair bem no exame

    • Virando Bixo
    • /
    • Virando Bixo

Faltando menos de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bate aquela ansiedade e várias perguntas tomam conta da cabeça dos estudantes: ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo? Dá para aprender conteúdo novo? É melhor estudar o que já se sabe ou focar nos pontos fracos?

 

Para se sair bem no exame, que pode garantir o acesso às melhores universidades públicas, é necessário se dedicar, manter uma rotina de estudo é muito importante, sempre lembrando que, para uma prova tão longa e importante não dá para estudar só quando bate aquela vontade...

Então, aqui vai a Dica 1:  trace uma meta diária de dedicação e siga à risca, sem inventar desculpas!  Isso ajudará a tornar os estudos menos maçantes, pois você organiza as outras atividades de acordo com a sua programação de estudo. Nessa programação, coloque também qual matéria vai se dedicar em cada dia, por mais que precise estudar certas matérias específicas é necessário também revisar os outros conteúdos.

Dica 2: foco total! Não adianta estudar com a TV ligada ou com um olho no livro e outro no celular. Escolher um lugar tranquilo e que ninguém possa atrapalhar é muito importante para garantir melhor compreensão do conteúdo.

Dica 3: aula dada é aula estudada! Para quem faz cursinho ou ainda está no ensino médio, quanto antes você revisar o conteúdo que dado, melhor a absorção e compreensão.

Dica 4: não deixe para estudar de noite! O horário de estudo também é muito importante. Deixar para estudar de noite pode fazer o  rendimento cair, afinal após um dia inteiro, você e seu cérebro já estão cansados. Então, programe-se programe até o começo da noite e depois tire uma hora para ler jornais e revistas para se inteirar do que acontece no mundo.

Dica 5: pratique a redação! Além dos conteúdos a redação é fator crucial para um bom resultado na prova, faça pelo menos uma por semana, peça para outra pessoa ler e identificar algum erro, além de treinar redação, refazer questões de provas passadas também ajuda, marque o tempo que consegue resolve-las, simule como se fosse o dia da prova.

Dica 6: revise o conteúdo! Mais perto da prova revise o conteúdo, esse estudo deve ser feito de três a quatro semanas antes da prova.

Veja mais dícas a seguir, no vídeo do Descomplica:

 

 

 

Bons estudos!

 

 



Comentários

Confira também