Publicidade

noticias

Conheça as propostas para implantação de cotas étnico-raciais na Unicamp

Medidas visam democratizar o acesso à universidade e ainda têm de passar por aprovação do Consu

| Virando Bixo -

Saiba quais são as propostas de novas formas de ingresso na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a partir do processo seletivo de 2019. As propostas, detalhadas a seguir, foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho (GT) que estuda novas formas de ingresso nos cursos de graduação da universidade.

Elas foram apresentadas na reunião da Câmara Deliberativa do Vestibular, mas ainda não são definitivas: serão discutidas em todas as unidades da universidade e, em novembro, serão votadas no Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de decisão da Unicamp. Só entrarão em vigor, as propostas que forem aprovadas pelo Consu.

O documento completo está disponível na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

Distribuição das vagas

- 80% das vagas via Vestibular. No vestibular, 65% das vagas serão preenchidas pela ampla concorrência e 15% pelas cotas para autodeclarados pretos ou pardos.

- 20% das vagas via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). No SISU, 10% das vagas serão reservadas para autodeclarados pretos ou pardos (sendo 5% para autodeclarados pretos e pardos que cursaram escola pública e 5% para pretos e pardos de qualquer escola) – e 10 % das vagas serão reservadas para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Com isso, a Unicamp estabelece, para o Vestibular 2019, 25% de cotas étnico-raciais.
 

Cotas étnico-raciais

A adoção do princípio de cotas étnico-raciais, aprovada pelo Conselho Universitário em 30 de maio de 2017,  tem o objetivo de ampliar a diversidade étnico-racial dos alunos da Unicamp para garantir que os diferentes grupos da sociedade estejam representados.

A meta é, a partir do percentual estabelecido e das demais propostas nas outras modalidades, atingir a meta de representação da população autodeclarada preta e parda no Estado de São Paulo (37,2%, segundo o IBGE).

Todos os candidatos serão classificados em ordem decrescente no vestibular. 15% das vagas totais no vestibular serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos e pardos que optem pelo ingresso por meio de cotas.  Eles serão classificados e convocados, conforme o número de candidato e o percentual pretos e pardos do estado de São Paulo.

As reservas de vagas no vestibular (15%) representam o mínimo de participação por curso. Portanto, caso não haja candidatos aptos suficientes para preenchimento dos 15% das vagas reservadas, serão convocados também candidatos optantes por cotas com nota inferior à nota mínima.

Vagas do Sisu

Na Unicamp, a adesão ao Sisu ocorrerá no processo seletivo de janeiro, coincidindo com o vestibular da universidade.

Participam da seleção via Sisu, os cursos que oferecem, no mínimo, 10 vagas e que não exigem provas de habilidades específicas.

As vagas oferecidas pelo SISU serão distribuídas da seguinte forma:

- 10% para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública;

- 5% para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e que sejam auto-declarados pretos, pardos ou indígenas;

- 5% para os demais estudantes auto-declarados pretos e pardos.

Cada curso da Unicamp poderá, a seu critério, estabelecer pesos diferenciados para as diferentes áreas de conhecimento avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e além de definir notas mínimas de desempenho exame.
OBS.: As vagas não preenchidas nas chamadas do SISU serão transferidas para o vestibular.



Vestibular para indígenas

Os indígenas serão contemplados por um vestibular próprio, o Vestibular Indígena, mas também poderão participar da seleção pelo Sisu nos 5% de escola pública reservada para os autodeclarados pretos e pardos.

Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais)

O Paais, que concede pontos extras na nota do vestibular para egressos do ensino médio em escolas públicas continua a existir, mas a pontuação e o público serão alterados.

A pontuação, adicionada à nota final da primeira e da segunda fase do vestibular, passa a ter a seguinte distribuição:

- 40 pontos para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública
- 20 pontos para estudantes que cursaram todo o ensino fundamental II na rede pública.

Para aqueles estudantes que fizeram tanto o ensino fundamental II como o ensino médio em escolas públicas, a pontuação será cumulativa, ou seja, serão adicionados 60 pontos às notas das provas.

Os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas não receberão mais a pontuação adicional do Paais. Eles passarão a ser contemplados pelas outras formas de ingresso propostas.

ProFis

O ProFIS  oferece 120 vagas para curso sequencial a dois estudantes de cada escola pública de Campinas. São selecionados os dois estudantes cada escola que tenham obtido as melhores notas no Enem.

Após o cumprimento dos créditos no ProFIS (em dois anos), os estudantes fazem suas escolhas para o ingresso nos cursos de graduação, que oferecem, atualmente, entre 1 e 10 vagas para os estudantes do ProFIS. A proposta do GT é ampliação das vagas para os municípios de Limeira e Piracicaba e para a região metropolitana de Campinas.

Edital de vagas para olimpíadas de conhecimento
Para atrair estudantes de alto desempenho em áreas de conhecimento específicas, preencher vagas que não tenham sido ocupadas na primeira lista de chamada do Vestibular Unicamp (nos cursos que aderirem a esse formato) e atrair estudantes com bolsas de pesquisa já outorgadas como parte de suas premiações nas olimpíadas, o GT sugere a oferta de vagas extras (até 10% a mais das vagas regulares dos cursos interessados) para estudantes que tenham sido premiados em olimpíadas ou competições científicas de grande reconhecimento pela comundidade acadêmica.

Algumas das competições científicas mais conhecidas são a Olimpíada Brasileira de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e a Olimpíada Brasileira de Física.

Assista o programa Registro Geral, da TV Unicamp,sobre as propostas:

 

 

 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Comvest.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade