Publicidade

noticias

Fuvest 2018: saiba tudo sobre inscrições, vagas e ações especiais para alunos da rede pública

Candidatos, inclusive aqueles com direito à isenção da taxa, devem se inscrever até 11 de setembro

| Virando Bixo -

Até 11 de setembro, às 23h59, os estudantes que pretendem concorrer a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) podem se inscrever no vestibular 2018, organizado pela Fuvest.

A inscrição somente pode ser realizada no site da Fuvest. Os candidatos devem preencher a ficha. Após essa etapa, será gerado um boleto no valor R$ 170 (taxa de inscrição), que deve ser pago em bancos ou pela internet, antes do encerramento do expediente bancário no dia 12 de setembro.

Quem solicitou isenção do pagamento da taxa de inscrição pode consultar o resultado no site da Fuvest, na área Usuários. Para acessar o sistema, é necessário o número do CPF e a senha. Mesmo os que tiveram os pedidos aceitos, devem fazer a inscrição.

Inclusp: bônus para alunos da rede pública
Estudantes que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escolas da rede pública podem ganhar acréscimo na nota da prova da Primeira Fase, para efeito de progressão à Segunda Fase e na nota final de classificação.

Mas para receber o bônus, o candidato deve ficar atento e optar durante a inscrição pelo Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que prevê bônus de 12% para quem cursou ou esteja cursando o ensino médio integralmente em escola pública.

Se o aluno estudou o ensino fundamental e médio na rede pública, o bônus é de 15%.

Caso se autodeclare preto, pardo ou indígena, há mais 5% e outros 5% se tiver participado do Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp) no vestibular 2017.

O Pasusp oferece bônus na nota para estudantes ainda matriculados no ensino médio público – treineiros – e que cursaram o ensino fundamental integralmente na rede pública.

Pessoas com deficiência
Os candidatos com deficiência devem informar na ficha da inscrição as necessidades para a realização da prova e se cadastrar no site www.fuvest.br, na área Usuários, caso não tenha realizado esse cadastro antes.

O programa vai gerar uma ficha que deverá ser preenchida e encaminhada via postal até o dia 15 de setembro com a documentação necessária. Um comunicado será enviado ao candidato até 21 de novembro sobre as condições que serão oferecidas.

Foto: USP Imagens

 

Escolha de cursos
Na inscrição, o candidato deve indicar apenas uma carreira e os cursos desejados da carreira, em ordem decrescente de preferência. Ou seja, deve indicar, em primeiro lugar, o curso que mais deseja, até o máximo de 4 cursos. Se a carreira tiver um único curso, deve indicar somente esse curso.

Atenção: há regras especiais para inscrição nas carreiras Artes Visuais, Música - São Paulo e Música - Ribeirão Preto, que devem ser consultadas no Manual do Candidato.

Treineiros
Quem estiver cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio, em 2017, também poderá participar da Fuvest como “treineiro” para avaliar seus conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanidades, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas.

Fuvest 2018
O Vestibular Fuvest 2018 selecionará alunos para 8.402 vagas na USP, sendo 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas.

Nesta edição 37% das vagas de cada unidade da USP serão reservadas para estudantes cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Essa reserva inclui o percentual para candidatos egressos da rede pública de ensino autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

USP no Sisu
A USP também oferece outras 2.745 vagas para alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participarem do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). O processo de ingresso por esse sistema é administrado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, mais informações aqui.

A Universidade de São Paulo é pública e gratuita, ou seja, não cobra mensalidade. São 182 cursos oferecidos em 42 unidades de ensino distribuídas em oito campi no Estado de São Paulo, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

As provas
Neste ano, a prova da primeira fase será aplicada em 32 cidades do estado de São Paulo. Os locais serão divulgados no dia 17 de novembro.

A Primeira Fase será no dia 26 de novembro, às 13 horas, com duração de cinco horas. São 90 testes de múltipla escolha sobre biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química.

A lista de convocados para a Segunda Fase sairá no dia 18 de dezembro. Nessa etapa, os candidatos fazem três provas discursivas. Todas as provas terão quatro horas de duração:

- 7 de janeiro de 2018 (domingo): 10 questões de português e uma redação.

- 8 de janeiro de 2018 (segunda-feira): 16 questões de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática e química.

- 9 de janeiro de 2018: 12 questões com disciplinas de acordo com a área da carreira escolhida.

Haverá ainda provas específicas para os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música – São Paulo e Música – Ribeirão Preto. A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2018.
 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade