Abertas as inscrições para o Encceja; confira as datas e entenda como funciona o exame

Candidatos devem se inscrever no site do Inep até 18 de agosto; provas serão em 22 de outubro

    • Virando Bixo
    • /
    • Virando Bixo

Até 18 de agosto, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

O exame é o substituto do Enem para obter certificação de conclusão do ensino fundamental e médio – ou seja, é uma prova específica para pessoas que cursaram esses níveis de ensino, mas, por algum motivo, não concluíram esses níveis de estudo e por isso não têm o certificado. Quem está nessa situação, pode fazer a prova e tentar obter o documento.

Para tentar a certificação do ensino fundamental, o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame.

Para tentar a certificação do ensino médio, é preciso ter no mínimo, 18 anos completos.

A prova vai ser no dia 22 de outubro em várias cidades do país

Inscrições

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para se inscrever é preciso informar CPF, e-mail e celular válidos. 

O candidato também precisa indicar se quer certificação para o ensino fundamental ou médio e, também, as provas para as quais deseja obter a certificação de proficiência (algumas pessoas já têm proficiência em algumas áreas, então não é necessário repetir a prova).

Também é preciso indicar a secretaria estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia onde o estudante quer solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. 

Também é preciso escolher a cidade onde realizará as provas.



Comentários

Confira também