Cotas e adesão total ao Sisu: entenda o que muda no vestibular da USP em 2018

Universidade aprovou criação de cotas e adesão das 42 unidades ao Sistema de Seleção Unificado do MEC

    • Virando Bixo
    • /
    • Virando Bixo

A Universidade de São Paulo (USP), considerada uma das melhores do país,  terá várias mudanças no vestibular 2018. Além da implantação de cotas para estudantes egressos do ensino médio em escolas públicas, a universidade vai ofertar mais vagas e cursos.

As decisões foram tomadas no último dia 4 de julho, quando o Conselho Universitário (CO) também aprovou a criação de cotas sociais e raciais.

A implantação de cotas será feita de maneira progressiva e escalonada:

- No ingresso de 2018, serão reservadas 37% das vagas de cada unidade de ensino e pesquisa.

- Em 2019, a porcentagem deverá ser de 40% de vagas reservadas de cada curso de graduação.

- Para 2020, a reserva das vagas em cada curso e turno deverá ser de 45%.

- No ingresso de 2021 e nos anos subsequentes, a reserva de vagas deverá atingir os 50% por curso e turno.

Além disso, na reserva de vagas para os estudantes de escolas públicas também incidirá o porcentual de 37% de cotas para estudantes autodeclarados PPIs.

A reserva vai levar em conta os dois processos de seleção adotados pela USP: o vestibular da Fuvest e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Adesão total ao Sisu

Outra novidade no processo seletivo de 2018 é a adesão total ao Sisu. Em 2018, todas as 42 unidades da USP oferecerão vagas via Sisu.

Até o processo seletivo de 2017, somente três unidades ainda não haviam aderido à seleção: a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e o Instituto de Física (IF).

Leia mais sobre a adesão da USP ao Sisu nesta matéria do Virando Bixo.

Novos cursos e vagas

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) vai oferecer o curso de Medicina. Serão 60 vagas no vestibular 2018, 42 delas via Fuvest e 18 pelo Sisu. A proposta é aumentar gradativamente o número de vagas, com 80 vagas em 2020 e 100 vagas a partir de 2021.

A universidade também oferece o curso de Medicina em São Paulo e em Ribeirão Preto, que são as duas carreiras mais procuradas pelos vestibulandos da Fuvest e também possuem vagas pelo Sisu.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), unidade da USP localizada na zona leste de São Paulo, terá, a partir de 2018, o curso de graduação em Biotecnologia. Serão oferecidas 60 vagas, no período diurno, dessas, 18 serão para o Sisu e 42 para a Fuvest. O curso terá duração de quatro anos.

Os candidatos ao curso de Música da USP poderão estudar mais um instrumento, o clarone.
Quem se interessar pelo clarone precisa escolher o bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento de Sopro oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), em São Paulo. O aluno fará a escolha da ênfase em clarone no momento da matrícula na Universidade.

O curso de Música é oferecido apenas pela Fuvest, pois o Sisu não comporta cursos que exijam teste de habilidade específica.

Até o último vestibular, Relações Públicas era uma habilitação do curso de Comunicação Social da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Agora, passa a se chamar bacharelado em Relações Públicas. A mudança não é apenas no nome: houve uma reforma curricular.

O bacharelado em Sistemas de Informação, curso do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos, passou de 40 para 50 vagas. Uma das justificativas para a mudança é o crescente aumento da relação candidato/vaga no curso e por ser o segundo curso mais procurado da unidade.

O bacharelado em Biblioteconomia, oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), passou de 15 para 20 vagas – a mudança é para o período matutino, equiparando o número de vagas oferecidas no período noturno.

Neste ano, quem prestar o vestibular para o Curso Superior do Audiovisual da ECA não vai precisar realizar a prova de habilidade específica. Com a mudança, o curso pôde aderir ao Sisu e vai oferecer 11 vagas pelo sistema.

Com informações do "Jornal da USP". Leia mais aqui.

 



Comentários

Confira também