Veja como comprovar direito à isenção da taxa de inscrição no Enem 2017

Estudantes devem enviar documentação para análise do Inep até 25 de junho

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Os estudantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm prazo até 25 de junho para enviar os documentos que comprovem seu direito.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), durante a inscrição, alguns estudantes se confundiram ao selecionar a opção que lhes dava o direito à isenção.  O Inep enfatiza que esta é uma oportunidade de correção da opção de isenção, concedida somente para quem errou ao selecionar entre Lei ou Decreto, não tiver efetuado o pagamento da GRU e encaminhar documentação que comprove a situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
 

Divulgação/Inep
Ilustração sobre regras de isenção da taxa de inscrição do Enem2017

 


Orientações

 Os documentos comprobatórios devem ser encaminhados pelo e-mail isencaoenem@inep.gov.br, até as 12h do dia 25 de junho.

O assunto do e-mail deve ser “Recurso Administrativo – Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2017”.

O corpo do e-mail deve conter, logo no início, o nome completo, o CPF e o número de inscrição do participante; bem como o nome completo e o CPF da mãe.

A ausência de qualquer uma dessas informações inviabilizará a análise do recurso.

Só serão analisados os pedidos que forem encaminhados ao Inep com os respectivos comprovantes da situação socioeconômica e de escolaridade dos requerentes.

O participante deverá cumprir o estabelecido no Edital nº 13 de 7 de abril de 2017, indicando a condição pela qual deseja reconsideração. A documentação deve ser legível, em formato .pdf ou .jpg e de forma a comprovar:

Em caso de Isenção pela Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013

    Renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
    Documento aceito: Declaração do Imposto de Renda do exercício de 2017 ou Declaração fornecida pelo empregador. Não será aceita autodeclaração.
    Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral da rede privada.
    Documento aceito: Histórico escolar do Ensino Médio com assinatura e carimbo da escola. Participantes bolsistas devem anexa declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o Ensino Médio.

Em caso de Isenção pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007

    Renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
    Documento aceito: Cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, com o qual está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou Documento com o Número de Identificação Social (NIS) válido, com o qual está inscrito no CadÚnico.

Os atendentes do 0800 61 61 61 estão preparados para orientar os participantes sobre o procedimento.
 

Leia mais sobre as inscrições no Enem 2017 nesta matéria do Virando Bixo.
 



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