Prazo de inscrição no Enem 2017 termina nesta sexta às 23h59

Pagamento da taxa até dia 24; confira a regra de isenção e dados que podem ser mudados

    • Virando Bixo
    • /
    • Virando Bixo

Você tem até as 23h59 desta sexta-feira (19 para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

O Sistema de Inscrição pode ser acessado pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.

Se você já fez a inscrição, entre no sistema e confira os dados. Até o término das inscrições, é possível alterar algumas informações: RG, cor ou raça, nacionalidade, UF de nascimento; atendimentos especializados e específicos; município de realização de prova; opção de língua estrangeira; informações de contato e senha.

Não é possível cancelar a inscrição no Enem!

O Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro.

Pagamento da taxa

Você pode pagar a taxa depois do término das inscrições. O prazo para o pagamento da taxa de inscrição vai até 24 de maio, respeitando os horários de compensação bancária. O valor da taxa é de R$82.

Isenção da taxa de inscrição

São três formas de isenção de taxa:

Automática: para quem estiver terminando o Ensino Médio em escola pública.

Pela Lei 12.799/2013: para membro de família em que a renda mensal “por pessoa” é igual ou menor que um salário mínimo e meio e que, concomitantemente, tiver cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Pelo Decreto 6.135/2007: para membro de família que recebe, mensalmente, até três salários mínimos, ou até meio salário mínimo “por pessoa”, e, concomitantemente, esteja inscrita no CadÚnico.

As regras são as mesmas dos anos anteriores. A diferença é que em 2017, os candidatos têm de comprovar a situação de vulnerabilidade socioeconômica para pedir a isenção. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, vai cruzar os dados com outros órgãos do governo para comprovar as informações.

Se for constatada fraude, o candidato será eliminado.

Acesse o hotsite do Enem 2017.

Faça o download do app do Enem 2017.
 



Comentários

Confira também