Conheça as novas funcionalidades do aplicativo do Enem 2017

App está disponível a partir de segunda-feira (8); Inep recomenda download de sites oficiais

    • Virando Bixo
    • /
    • Virando Bixo

Conheça o hotsite e o aplicativo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

Hotsite

O hotsite tem novos layout e funcionalidades com o objetivo de acompanhar o participante em todos os momentos.

As informações estão organizadas em três etapas: “Antes da Prova”, “No Dia da Prova” e “Depois da Prova”.

O hotsite, que pode ser acessado pelo endereço enem.inep.gov.br e apresenta ainda uma completa seção de “Perguntas Frequentes”.

Em “Antes da Prova” há informações gerais sobre o Enem (objetivos, formato das provas e novidades de 2017), o edital (em formato PDF, texto e em Libras), cronograma, opções de atendimento, orientações para a inscrição (prazos, valores e condições para a isenção), cartão de confirmação (previsto para outubro), além de dicas sobre o acompanhamento das inscrições e aplicativos.
Ao longo do processo serão postados vídeos com orientações. 
Em “No Dia da Prova” há dicas para uma realização do Exame sem transtornos. O participante poderá conferir os documentos permitidos, a lista do que levar e do que não levar, alerta sobre os horários e dicas para antes de começar e enquanto estiver fazendo a prova. Nessa área constam os motivos para zerar a redação e ações que podem levar à eliminação no dia da prova.
Em “Depois da Prova” serão divulgados o gabarito, as questões das provas, os resultados individuais, os resultados dos treineiros e os espelhos da redação.
Nessa seção há links para os principais programas do Ministério da Educação (MEC) de acesso ao ensino superior e financiamento.
O “Perguntas Frequentes” está dividido em temas. O participante pode tirar dúvidas, ou se informar melhor, sobre o Enem, as inscrições, os atendimentos, senhas, aplicação da prova, documentos aceitos, objetos não permitidos, correção da prova, divulgação e utilização dos resultados.
Inep/Divulgação
Ilustração novo hotsite Enem 2017
Aplicativo
Disponibilizado pela primeira vez na edição do ano passado, o aplicativo Enem tem novidades em 2017, entre elas uma seção de notícias e acesso aberto ao público geral.
O aplicativo estará disponível para download a partir de segunda-feira (8), quando começam as inscrições para o Enem 2017.
Isso permitirá que pais, professores e jornalistas acompanhem as áreas que não exigem login do participante.
Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação no app.
Após baixar o aplicativo, o estudante terá de informar o CPF e a senha cadastrada no Sistema de Inscrição do Enem.
O aplicativo é gratuito e tem como objetivo ajudar os participantes nas diversas fases do Enem. A ferramenta pode ser acessada de celulares e tabletes, e está disponível nas plataformas Android e iOS. Por segurança, é recomendável fazer o download nas lojas oficiais dos aplicativos.
O aplicativo, além de ser mais uma forma de contato entre o Inep e o participante, auxilia na organização e cumprimento de prazos.
Antes do exame o aplicativo fornecerá informaçõe sobre a situação da inscrição, cronograma, locais de provas e o Cartão de Confirmação. Após o exame, fornecerá o gabarito, o resultado individual e o espelho da redação.
  
A função Alerta permite ao usuário selecionar sobre quais informações quer ser notificado quando ocorrerem atualizações no cronograma.
Também é possível fazer um checklist das ações concluídas durante as etapas do Exame, facilitando o acompanhamento de pendências.
No Mural de Avisos, o participante pode acessar comunicados oficiais do Inep.
E em casos de dúvidas, a seção Perguntas Frequentes estará sempre disponível.

 



Comentários

Confira também