Publicidade

noticias

Condição financeira é principal motivo para jovem adiar ingresso na faculdade

Estudo da ABMES mostra que 62% dos entrevistados dizem não ter recursos para pagar mensalidade

| Virando Bixo -

A falta de condições de pagar uma faculdade é o principal entrave para os  jovens ingressarem numa faculdade logo após concluir o ensino médio.

Essa é uma das principais conclusões de uma pesquisa realizada com 1,2 mil pessoas (pais e estudantes do ensino médio) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Segundo a pesquisa, sete em cada dez estudantes entrevistados afirmaram que gostariam de ingressar no ensino superior logo após concluir o ensino médio. Mas 76% deles afirmam que adiariam a entrada na faculdade por não ter condições de pagar (62%) ou não obter bolsa ou financiamento estudantil (14%).
A falta de recursos para pagar as mensalidades também foi identificada pela pesquisa como um fator que leva à desistência do curso – entre os estudantes já matriculados numa instituição de educação superior.
De acordo com a pesquisa, não ter condições de pagar as mensalidades foi apontado por 70% deles como motivo para não dar continuidade aos estudos.
Outro achado da pesquisa é que muitos jovens que tinham a intenção de fazer um curso superior quando cursavam o ensino médio, acabam desistindo: a pesquisa mostra que, ao se formar, 62% dos entrevistados que haviam concluído o ensino médio desejavam entrar em uma faculdade, mas 52% já desistiram do ensino superior. 
Projeto de futuro
Conseguir um bom emprego no futuro é apontado como a principal motivação para pais (67%) e filhos (66%). Eles também apontam que é uma exigência do mercado de trabalho - 39% para pais e 28% dos filhos. 
A pesquisa também mostrou que 60% dos jovens que estão no ensino médio já decidiram qual curso querem fazer. A preferência é pelas carreiras mais tradicionais. As cinco graduações mais citadas foram: Direito (7%), Engenharia (6%), Medicina (6%), Administração (5%) e Psicologia (3%).
Pais
Já entre os pais, 78% gostariam que os filhos entrassem no ensino superior logo após terminarem o ensino médio, mas 62% dizem que eles podem adiar o ingresso por não conseguir a aprovação em uma instituição pública. Adiar o ensino superior por questões financeiras é a preocupação de 53% deles - 32% por não conseguir pagar o curso e 21% por não obter financiamento. 

Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade