Negócios de impacto social criam novas oportunidades para jovens

Atividades voltadas para melhoria da qualidade de vida estão em expansão

    • Virando Bixo
    • /
    • Virando Bixo

É possível ganhar dinheiro e colaborar para mudar o mundo? A expansão das carreiras e negócios de impacto social indica que sim. 

As carreiras e negócios de impacto social estão presentes nas mais diversas áreas e têm como mote o desenvolvimento de atividades, ou mesmo a criação de negócios rentáveis, que geram impacto em termos de melhoria da qualidade de vida das pessoas ou das relações entre elas.

São, por exemplo, serviços voltados para segmentos específicos da população (idosos ou pessoas que moram sozinhas);  para o desenvolvimento e a implementação de ecosoluções; que envolvem a responsabilidade social ou associados a serviços em áreas como educação e saúde para população de baixa renda.

Os negócios e carreiras de impacto social foram tema de um programa da série Abrace uma Carreira, da Rádio USP.

No programa, a professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Marisa Éboli aborda o tema ao lado de Paula Sato - formada pela FEA/USP trabalha organização Artemísia, que fomenta negócios de impacto social – e de Robson Chimada, formado Química e aluno mestrado Química da USP.

Para Marisa, não existem limites de área para o desenvolvimento de carreiras de impacto social e, na visão dela, esse tipo de negócio tende se expandir cada vez mais. 

Paula, por sua vez,entende que esse tipo de carreira é bastante atrativa para o jovem, pois permite que ele coloquue em prática sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, seja remunerado por um trabalho que lhe é motivador. 

Ouça o programa Abfrace uma Carreira na íntegra.

O vídeo abaixo explica o que são negócios sociais e como o conceito surgiu:

 

 

 

 


Comentários

Confira também