Inscrições para o Enem 2017 começam dia 8 de maio

Taxa terá custo de R$ 82 e poderá ser paga até 24 de maio

    • Virando Bixo
    • /
    • Virando Bixo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou hoje o edital detalhando as regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017.

Veja as principais novidades a seguir: 

 

Inscrições

Das 10h do dia 08/05/2017 às 23h59min do dia 19/05/2017, horário oficial de Brasília (DF)

 

Datas das provas

5 e 12/11/2017 (dois domingos consecutivos)

 

Áreas do conhecimento

Primeiro dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. 

Segundo dia: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. 

Obs.: Os Cadernos de Questões serão personalizados.

 

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição será de R$ 82 com pagamento até 24/05/2017

 

Isenção da taxa de inscrição

Para deferimento de carência da taxa de inscrição do Enem, será utilizado o decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, que dispõe sobre o cadastro de famílias de baixa renda junto ao CadÚnico, ou a Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, que trata de isenção da taxa de inscrição em processos seletivos de instituições federais de ensino superior. 

O Inep poderá consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar a conformidade da condição indicada pelo participante no ato da inscrição para deferir a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem. 

O participante que tiver sua solicitação de carência indeferida deverá gerar a GRU na Página do Participante, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante e efetuar o pagamento da taxa de inscrição nas condições e nos prazos estabelecidos no Edital.

 

Ausência x Isenção

O participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 e não comparecer para a realização das provas nos dois dias de aplicação, e desejar solicitar nova isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2018, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2018. 

A justificativa deverá ser realizada, obrigatoriamente, mediante a inserção de atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no Exame. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante.

Clique aqui para acessar o edital.

Neste link você pode acessar um resumo das mudanças elaborado pelo Inep.

Veja o vídeo do MEC sobre o Enem 2017:
 


Comentários

Confira também