Publicidade

noticias

Inep anuncia consulta pública a partir de janeiro para discutir Novo Enem

Anúncio foi feito durante balanço da segunda aplicação do exame, realizada no final do semana

| ViaEPTV -

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou em coletiva realizada hoje (4), que a partir de janeiro serão realizadas consultas públicas para discutir mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A informação foi dada durante o balanço da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste sábado e domingo. De acordo com o ministro, o objetivo é “aprimorar” o exame, caso se chegue à conclusão de que as mudanças são necessárias.

A intenção é ouvir todos os segmentos interessados - pesquisadores, técnicos, professores e estudantes.

Agência Brasil
A presidente do Inep, Maria Inês Fini,e o ministro da Educação, Mendonça Filho

 

Entre as mudanças que o MEC estuda fazer, anunciadas pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, estão duas: o Enem deverá deixar de servir para certificar a conclusão do ensino médio e a exclusão dos treineiros. As medidas foram anunciadas por Maria Inês durante reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) no final de novembro.

De acordo com a presidente o Inep o ideal seria criar um novo exame para certificar a conclusão do ensino médio. Já os treineiros farão um simulado nacional, aplicado antes do Enem oficial.

O Enem também deverá se adequar ao novo formato do ensino médio, ainda em discussão.

Um dos objetivos das mudanças é reduzir a abstenção. Este ano, a abstenção geral do Enem foi de 30,4%. Ou seja, de 8.627.195 candidatos cerca de 2,6 milhões não compareceram para fazer as provas. 

O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame ao final da segunda aplicação do Enem, encerrada hoje (4).

Na segunda aplicação, a abstenção foi de 39,7% no primeiro dia e 41,4% no segundo dia. De acordo com o Inep, 11 participantes foram eliminados por desrespeitarem regras do edital.  Ao todo, 273.524 inscritos tiveram o direito de participar das provas neste final de semana em decorrência das ocupações em locais de prova durante a primeira aplicação, em 5 e 6 de novembro. 

Houve ainda 4.133 casos de estudantes convocados para participar das provas por causa de contingências ocorridas naquelas datas, como interrupção do fornecimento de energia elétrica.

O tema da redação da segunda aplicação do Enem foi “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.

O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira, 6 de dezembro.

O resultado será divulgado em 19 de janeiro.

Veja a íntegra da entrevista coletiva de balanço do Enem 2016:

 

 

Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade