Publicidade

noticias

Neste fim de semana, 277 mil estudantes participam da segunda aplicação do Enem

Relatório da PF aponta vazamento da prova de novembro; Justiça nega anulação da prova

| ViaEPTV -

Neste final de semana (4 e 5 de dezembro), 277.622 estudantes farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles não puderam a prova na data originalmente prevista (5 e 6 de novembro) porque haviam sido alocados em escolas e universidades que estavam ocupadas por secundaristas em protesto contra a reforma do Ensino Médio e a PEC 55 (antiga 241), que estabelece um teto de gastos para o governo federal.

Esses estudantes farão o Exame em 165 municípios de 23 estados – só não haverá a segunda aplicação do Enem no Acre, Amazonas, Amapá e Roraima.

Quem vai fazer o exame, deve consultar o local de prova na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo exame. Clique aqui para consultar o local de prova.

Minas Gerais é o estado com maior número de estudantes que fará o  Enem neste final de semana(72.302), seguido do Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486). 

De acordo com o Inep, a prova será semelhante à aplicada em novembro (5 e 6), garantindo que todos os candidatos sejam avaliados dentro de parâmetros semelhantes.

O exame

O esquema da segunda aplicação da prova será igual ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

Quem mora em estados com fuso horário diferente do de Brasília, deve ficar atento ao horário de abertura dos portões e início das provas – a referência é o horário de Brasília.

Para evitar atrasos e imprevistos, o Inep recomenda que estudantes conheçam antes o local da prova.

Clique aqui para ler a  matéria do Virando Bixo com as orientações do Inep para os candidatos.

O resultado do Enem será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.

Fraude

O Ministério Público do Ceará (MPF-CE) anunciou na quinta-feira (1) que recebeu um relatório da PF (Polícia Federal) que aponta para vazamento das provas do Enem, além do tema da redação antes do início da aplicação. Ao menos dois candidatos teriam tido acesso ao material.

O relatório foi incluído no recurso do MPF junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE) pedindo o cancelamento do Enem. Leia mais aqui. O MPF informou que o relatório aponta que estudantes teriam recebido fotografias das provas, além de terem tido acesso aos gabaritos e ao tema da redação.

O MEC informou em nota que nesta sexta-feira (2), o juiz federal substituto da 8ª Vara Federal, Ricardo Cunha Porto, indeferiu o pedido de suspensão da aplicação das provas do Enem 2016. Essa é a quarta decisão desfavorável este ano em relação ao exame.  

O MEC, informou em nota, na quinta (1), que “os casos de tentativa de fraude identificados estão sob investigação e delimitarão a responsabilidade dos envolvidos. Não há indicio de vazamento de gabarito oficial. Como é de conhecimento público, a Polícia Federal já efetuou prisões de envolvidos na tentativa de fraude e o INEP já os excluiu do Exame”.

A

 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade