Publicidade

noticias

Dedicação e estudo são alguns dos requisitos para o sucesso em medicina

Curso básico tem duração de seis anos; especialização pode durar pelo menos mais dois

| ViaEPTV -

A medicina é uma das carreiras mais desejadas e concorridas no vestibular. Para ingressar e para concluir curso é preciso muita dedicação, estudo e persistência. Mas o que faz um médico? 

Ele é um profissional que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, buscando a cura e prevenção. Ou seja, a saúde humana é o objeto de estudo do médico.
Para isso, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias, o que exige que ele se mantenha sempre bem informado e atualizado a respeito de novas drogas, técnicas e tecnologias.
Um médico pode tanto tratar um indivíduo (prestando atendimento em consultórios, clínicas e em hospitais, por exemplo) ou pode atuar em ações que beneficiem determinados grupos ou a população em geral. Neste caso, participa de programas de prevenção e planejamento de saúde coletiva.
Para exercer a profissão, o médico precisa de um registro no Conselho Regional de Medicina.
Formação
Para se tornar médico, é preciso fazer o bacharelado em Medicina numa instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O curso básico tem duração de seis anos e forma o clínico geral. 
Nos dois primeiros anos, são ofertadas disciplinas básicas, como anatomia, biologia e bioquímica, por exemplo. No terceiro e no quarto ano, o estudante cursa disciplinas clínicas e cirúrgicas. Os dois anos finais, chamados de internato, são dedicados à prática dentro de hospitais universitários. O período final também é chamado de internato médico.
Desde 2014, estão em vigor as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Medicina. Entre as principais mudanças está o estágio obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS), com duração mínima de dois anos.
Depois de terminar a graduação, o médico formado pode se especializar em alguma área, fazendo uma residência médica ou especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. A residência médica dura pelo menos dois anos. Ele também pode fazer uma pós-graduação acadêmica (mestrado, doutorado).
São diversas as especialidades que um médico pode fazer: alergia e imunologia; anestesiologia, cardiologia, cirurgia, oncologia, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, neurologia, pediatria, gerontologia, entre muitas outras.
Veja, no vídeo, o que os estudantes Anna Sofia e João Satuf, contam sobre o curso de Medicina. Anna estuda na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e João na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).
 
Mercado de trabalho
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizado em 2013 mostrou que a medicina é a carreira mais bem remunerada e com elevadas taxas de ocupação (ou seja, quase todos os formandos conseguem um emprego).
Como existem muito mais médicos atuando nas grandes cidades do que interior, quem se dispuser a trabalhar fora dos grandes centros pode conseguir postos bem remunerados, inclusive na rede pública.
Outra frente de atuação são os consultórios privado ou hospitais. Nesse caso, a remuneração pode variar, dependendo do quanto o médico cobra pelas consultas e procedimentos.

Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade