Publicidade

noticias

USP é a 10ª colocada em ranking das universidades dos países que compõem o Brics

Lista traz desempenho de instituições do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

| ViaEPTV -

A USP (Universidade de São Paulo) é a 10ª colocada no “QS University Rankings: Brics 2016”, que leva em conta o desempenho das instituições dos países que compõem o Brics, sigla de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com esta posição, a USP aparece como a melhor universidade brasileira. O ranking de 2016 foi apresentado na terça-feira (19) pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa em educação.

A 10ª colocação coloca a USP uma posição abaixo do ranking de 2015, quando foi a 9ª. A segunda instituição brasileira a aparecer na lista é a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na 12ª posição, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 29ª.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) ficou em 36º lugar; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 45º; e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e a Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFGRS) dividem a 46ª posição.

Em primeiro lugar no ranking, aparece a chinesa Tsinghua University. Outras seis universidades entre da China estão entre as 10 primeiras colocações.

Confira o ranking completo

Para compor o ranking são avaliados os itens: reputação acadêmica (30% da nota) – pesquisa com professores sobre as universidades que estão produzindo o melhor trabalho em sua área de especialização acadêmica; reputação do empregador (20%) – entrevistados identificam as instituições em que preferem recrutar; relação do corpo docente / aluno (20%) – relação entre docentes em tempo integral e alunos matriculados; artigos por docente (10%) – número de artigos publicados por docente na base de dados Scopus; proporção de docentes com doutorado (10%); citações por artigo (5%) – utiliza a base de dados Scopus com o número médio de citações por artigo publicado; professores estrangeiros (2,5%) – calcula a proporção de docentes da universidade que são de outra nacionalidade; alunos estrangeiros (2,5%) – calcula a proporção de alunos intercambistas. 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade