Publicidade

noticias

Descansar ou estudar durante as férias de julho? Equilíbrio é a resposta, dizem especialistas

Viagens e passeios podem também ser momentos de aprendizado

| ViaEPTV -

A cada mês de julho, a pergunta que não quer calar para quem se prepara para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é: aproveitar as férias para descansar ou manter o ritmo de estudos? A resposta dos especialistas: a chave de tudo está na palavra “equilíbrio”.

“Não adianta aumentar a carga de estudo nas férias e voltar cansado para a fase mais importante do ano, época em que se concentram os exames. Também não é bom se desligar totalmente do vestibular e se desacostumar à rotina de estudo, perdendo completamente o foco no que deseja alcançar”, afirma Cergio Mulinari Simonetti, coordenador do Colégio Novo Acadêmico – COC Limeira.

Cergio lembra que o conteúdo das disciplinas não se esgota na sala de aula. “Os acontecimentos atuais devem estar relacionados aos conteúdos ministrados nas aulas. Este aspecto valoriza a interdisciplinaridade, tão presente nos vestibulares atuais”, diz. Assim, as viagens e passeios podem também ser momentos de aprendizado.

Ler também sempre é uma boa pedida, pois, além de funcionar como uma forma de relaxamento e descanso, não deixa que se perca de vista o objetivo de continuar aprendendo. “Os livros ajudarão na ampliação do repertório, na visão de mundo, na consciência crítica que tanto se almeja ver nas respostas produzidas pelos candidatos”, reforça Cergio.

Balanço

A professora de Língua Portuguesa Josirley Menezes da Silva recomenda que o estudante verifique, antes das férias, o que já foi feito para cumprir a sua meta e o quanto falta para alcançá-la. Nesse sentido, é importante levar em conta em qual universidade e em qual curso pretende ingressar. Quanto mais alta a relação candidato/vaga, mais será exigido do aluno e isso influenciará diretamente no tempo que terá dedicar aos estudos, mesmo durante as férias.

O quanto o estudante se preparou até o momento também tem peso na decisão sobre o quanto pode descansar nas férias. “Um aluno que tenha balanceado seus estudos desde o 1º ano do Ensino Médio pode, sim, relaxar um pouco para tomar fôlego no segundo semestre. Já aquele que tenha despertado para a exigência dos exames somente no 3º ano precisará correr atrás do prejuízo, então as férias seriam bem-vindas para fazer uma revisão”, argumenta Josirley.

Os especialistas aconselham que, independentemente do tempo a ser dedicado aos estudos nas férias, os alunos organizem seus horários para também poder descansar sem culpa. O ideal é escolher um mesmo horário em todos os dias que ele determinar estudar, de preferência naqueles momentos em que percebe que seu cérebro absorve mais facilmente as informações.

E, nos períodos de estudo, é importante não ocupar a mente com mais nada. Isso inclui redes sociais, videogame e outras distrações. “Se o aluno for dedicar uma hora aos estudos, tem que ser 60 minutos, sem trapaça”, avisa Josirley. Internet nesses momentos, diz a professora, só se for para ajudar a encontrar dicas sobre temas de redação, questões resolvidas e comentadas, resumos das obras literárias solicitadas e provas de exames anteriores.

A seguir, algumas dicas para aproveitar as férias sem se esquecer dos estudos.

1- Tenha horário para tudo: acordar, estudar e descansar.
2- Não fique o dia todo estudando. Reserve algumas horas para isso, priorizando algumas disciplinas nas quais você tem maior dificuldade.
3- Reponha as suas energias para a próxima etapa.
4- Reveja os conteúdos de todas as disciplinas.
5- Para uma viagem, não leve material escolar. Curta o passeio.
6- Durante a viagem, converse, troque ideias. Isto poderá criar em você um repertório conceitual e argumentativo diversificado.
7- Assista a filmes que estejam relacionados com os conteúdos das diversas disciplinas.
8- Durma ao menos oito horas por dia. Isso fará com que seu organismo fique descansado para a próxima etapa de estudos.
9- Pratique também atividades físicas para manter sua saúde em forma.
10- Não faça extravagâncias, aí incluídas comidas e bebidas. Seja moderado. 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade