Publicidade

noticias

Unicamp tem recorde de matriculados oriundos da rede pública de ensino

A partir desta edição do vestibular, pontos do PAAIS passaram a valer também na 1ª fase

| ViaEPTV -

Após a última matrícula para o preenchimento das vagas nos cursos de graduação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) neste ano, a instituição registrou o índice de 47,6% de alunos oriundos de escolas da rede pública de ensino. Dos 3.243 matriculados na universidade em 2016, 1.543 fizeram o Ensino Médio em escolas públicas. É o maior número de matriculados provenientes da rede pública da história do vestibular da Unicamp.

No ano anterior, esse grupo representou 30,2% do total de matriculados. Dentre os ingressantes de escolas públicas, o índice de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas neste ano foi de 33,9% (523 matriculados). No ano anterior, os ingressantes com esse perfil representaram 27,3%.

Para se ter ideia do impacto dos números deste ano, historicamente os índices de estudantes oriundos de escolas públicas matriculados a cada ano na Unicamp sempre giraram em torno de 30% e, dentro desse grupo, os matriculados autodeclarados pretos, pardos ou indígenas sempre ficaram em torno de 27%.

Desta maneira, a Unicamp se aproxima da meta aprovada em 2013 pelo Conselho Universitário (Consu) para a inclusão social nos cursos de graduação, que estabeleceu que a universidade atingisse 50% de ingressantes oriundos da rede pública até 2017, sendo que, destes, 35% fossem autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Os números divulgados nesta terça-feira (5) são resultado das mudanças promovidas no ano passado no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) e que foram aplicadas pela primeira vez no Vestibular 2016 da Unicamp.

Além dos dados referentes aos matriculados, a eficácia do PAAIS para promover a inclusão social ficou demonstrada já após a divulgação do número de aprovados na primeira chamada, em fevereiro: pela primeira vez o número de aprovados da rede pública (51,9%) foi maior do que o da rede particular.

No Vestibular 2016, a Unicamp registrou um número recorde de inscritos: 77.760 candidatos.

O PAAIS

A partir desta edição do vestibular, os pontos do PAAIS passaram a valer também na primeira fase. Até o concurso de 2015, a pontuação era aplicada somente após a segunda fase. Assim, todos os candidatos que fizeram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas receberam, no Vestibular 2016, 60 pontos na primeira fase e outros 90 pontos na segunda fase. Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas receberam, além desses, outros 20 e 30 pontos, respectivamente, na primeira e na segunda fases.

O PAAIS é o primeiro programa de ação afirmativa sem cotas implantado em uma universidade brasileira. Foi instituído em 2004. 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade