Publicidade

noticias

Instalação de empresas garante bom mercado para engenheiros de Computação nos próximos anos

Há espaço para profissionais de todos os níveis, afirma diretor da PUC-Campinas

| ViaEPTV -

A instalação no país, e na região de Campinas em particular, de empresas nacionais e internacionais que atuam na área de computação e tecnologia da informação e da comunicação indica que o mercado para engenheiros de Computação continuará aquecido nos próximos anos, na avaliação do diretor da Faculdade de Engenharia de Computação da PUC-Campinas, Juan Manuel Adán Coello.

Para ele, a introdução da computação em todas as áreas da atividade humana, como meio ou fim, aí incluídos celulares, tablets, sofware houses, data centers de grandes bancos, entre tantos outros, possibilita essa visão otimista em relação ao segmento não só no Brasil, mas também no exterior. “Há uma grande demanda por profissionais da área de computação. Há espaço para profissionais de todos os níveis, mas as melhores oportunidades, naturalmente, estão reservadas aos mais bem formados”, ressalta.

O perfil esperado do aluno que pretende fazer Engenharia de Computação, de acordo com o coordenador, é ter raciocínio lógico, disciplina e gosto pelo estudo e pelo desenvolvimento de projetos. A duração do curso é de cinco anos, período em que o aluno terá uma boa base em matemática e física, que servirão de apoio a disciplinas na área de eletrônica e computação.

A área de computação tem disciplinas em duas vertentes: hardware e software. Na área de hardware, o aluno estudará circuitos lógicos e arquitetura de computadores. Na área de software, serão estudadas desde linguagens ditas de baixo nível, por estarem muito próximas ao hardware, até as de alto nível.

“A intenção é que o aluno conheça o suficiente de hardware e software para poder atuar no desenvolvimento de produtos que dependem de conhecimento de ambos, como celulares, carros, robôs e outros”, explica Coello. “Além de trabalhar nessa fronteira, o aluno estudará disciplinas que lhe permitirão ter um conhecimento aprofundado de sistemas operacionais, redes de computadores e sistemas distribuídos, compiladores e inteligência artificial”.

O profissional da área de Engenharia de Computação poderá trabalhar em um amplo leque de segmentos, incluindo o projeto, desenvolvimento e manutenção de software e hardware para ambientes comerciais e industriais, com aplicações para a internet e para dispositivos móveis, entre eles smartphones e tablets. Também atua com projeto, implantação e manutenção de infraestrutura computacional e no desenvolvimento de soluções para sistemas embarcados, incluindo veículos e robôs.

Para um profissional em início de carreira, o salário gira em torno de R$ 4,5 mil. 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade