Publicidade

noticias

Escolas estaduais de SP recebem matrículas de novos alunos para 2016

Há vagas para Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio

| ViaEPTV -

A Secretaria da Educação de São Paulo abriu nesta quinta (1º) o período para a matrícula de novos alunos para o próximo ano letivo. O cadastro é unificado e válido a estudantes que estão fora do sistema público – estadual e municipal – e querem ingressar em uma das unidades em 2016. Há vagas em todas as regiões do Estado para classes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para fazer a inscrição antecipada, é necessário que o responsável se dirija a uma escola, portando a certidão de nascimento e comprovante de residência, e forneça nome completo do candidato, data de nascimento, endereço e telefone para contato.

A matrícula é automática aos alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais de São Paulo e querem dar continuidade aos estudos na rede pública. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de 6 anos completos que cursaram a pré-escola pública. Nesses casos, a inclusão é feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

“O sistema de cadastro da rede estadual de São Paulo respeita os critérios de proximidade entre a escola e a residência dos alunos. Por isso, é importante que os dados fornecidos às unidades estejam atualizados. Pedimos ainda que os pais ou responsáveis exijam o comprovante no ato da matrícula”, explica Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula, da Secretaria.

Reorganização

O Estado de São Paulo passa por uma reorganização de sua rede que não afeta o número de vagas oferecidas. Para isso, será implementado um plano que tem como principal foco otimizar as escolas nos ciclos por aluno, ou seja, colocando, quando possível, alunos de 6 e 7 anos e de 15, 16 e 17 anos em escolas preparadas especialmente para cada público.

Estimativas prévias da secretaria apontam que é possível crescer em 30% o número de escolas com um só ciclo de ensino (do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano ou médio). Em muitas outras, haverá uma organização para se ter os dois ciclos do fundamental.

Para auxiliar nessa readequação de escolas, a Secretaria de Educação está recadastrando os alunos que já estão na rede, para garantir que as crianças e adolescentes estudem próximas as suas residências. No endereço www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br, pais e estudantes poderão conferir as informações e, quando necessário, fazer as alterações. 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade