Publicidade

noticias

Unicamp avança 11 posições no ranking QS de universidades

Universidade subiu da 206ª para a 195ª colocação

| ViaEPTV -

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ganhou 11 posições no ranking global 2015/2016 de universidades, elaborado pela consultoria internacional QS Quacquarelli Symonds, e divulgado na segunda-feira (14). A Unicamp aparece na 195ª posição. No ranking 2014/2015, sua colocação era a de número 206.

O ranking da QS é dominado por instituições britânicas e americanas, com o MIT em primeiro lugar, seguido por Harvard, Cambridge, Stanford, Caltech e Oxford. Entre as universidades brasileiras, a primeira a aparecer no ranking é a USP, na 143ª posição, em segundo lugar na América do Sul, atrás da Universidade de Buenos Aires. A Unicamp entra em quarto, atrás de Buenos Aires, USP e da Católica do Chile.

No ranking de universidades latino-americanas, divulgado pela mesma QS em meados do ano, a USP e a Unicamp apareciam em primeiro e segundo lugar, respectivamente, à frente das instituições chilenas e argentinas. Os dois rankings - global e latino-americano - usam critérios semelhantes, mas divergem em alguns pontos e aplicam pesos diferentes a cada critério, na composição da nota final.

Os critérios são reputação acadêmica (40% no ranking global, 30% no latino-americano); reputação no mercado de trabalho (10% e 20%); razão de estudantes por professor (20% e 10%); citações por professor (20%, apenas no ranking global); artigos por professor (10%, apenas no latino-americano); citações por artigo (10%, apenas no latino-americano); proporção dos professores com doutorado (10%, apenas no latino-americano); presença on-line (10%, apenas no latino-americano); internacionalização dos estudantes (5%, apenas no global) e internacionalização do corpo docente (5%, apenas no global).

Nenhuma universidade brasileira conseguiu ficar entre as 300 melhores do mundo em citações. A melhor colocada foi a Unicamp, na 343ª posição.

Para o coordenador geral da universidade, professor Alvaro Crósta, "o retorno da Unicamp ao conjunto das 200 universidades situadas no topo do ranking internacional da QS é muito positivo”. “Esse resultado é fruto do esforço que vem sendo feito para intensificar e qualificar ainda mais nossas ações na formação de recursos humanos, na geração do conhecimento novo e nas relações com a sociedade”, disse.

Ele ainda acrescentou que para o resultado "contribui também o fato de que a Unicamp vem implementando ações importantes no sentido da internacionalização de suas atividades”. “Portanto, em que pese a natural alteração de um ano para outro de posições comum nos rankings acadêmicos, a ascensão expressiva de posições em um dos mais importantes rankings internacionais é recebida pela comunidade acadêmica como um importante reconhecimento externo desse esforço". 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade