Publicidade

noticias

Decorar fórmulas e datas não é boa estratégia para o Enem, diz especialista

Coordenador pedagógico pede atenção para aplicação interdisciplinar de conteúdos

| ViaEPTV -

Para se dar bem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pouco adiantar decorar fórmulas e datas. Quem dá a dica é Johncy de Pádua, coordenador pedagógico do Colégio COC Jaboticabal, que conquistou o primeiro lugar do Enem na cidade na edição de 2014. “O Enem é uma avaliação de habilidades e competências. A prova exigirá a aplicação interdisciplinar de conteúdos e a relação entre eles e sua vida”, explica.

Segundo Johncy, a aprovação no Enem ou em qualquer outra avaliação para ingresso em uma universidade depende de muito estudo e planejamento. Ele diz que é preciso estabelecer um estudo diário e bem planejado. “É importante estabelecer horários e objetivos, pois, assim, ganhamos tempo e ritmo de estudo, importantes para cumprir uma maior quantidade de conteúdos para o dia do exame”, detalha.

Além disso, de acordo com o coordenador, é fundamental entender a avaliação à qual o candidato será submetido. Para o Enem, a dica é ficar atento à interdisciplinaridade dos conteúdos. “Se, durante todo o ano letivo, você está se aplicando dessa forma, fique tranquilo, você está no caminho certo”, frisa. “Mas, se sua resposta for negativa, é hora de correr atrás”.

Nesse sentido, Johncy indica boas leituras, bons filmes e ficar atento a jornais e revistas. “Lembre-se que a prova também exige boa interpretação de diversos tipos de texto e, além disso, a redação, que é a maior parte da nota do Enem, está sempre ligada a uma questão atual, da qual depende sua interpretação, opinião e argumentação”.

Fazer provas que simulem o que realmente acontecerá nos dias do Enem é outra orientação do especialista. Ele conta que, no COC Jaboticabal, uma das ações adotadas é o Simuladão Enem, avaliação anual nas unidades que oferecem o Sistema de Ensino COC como metodologia.

“O objetivo da prova é reproduzir os principais desafios do exame nacional: pontualidade, curto espaço de tempo para realização da prova, grande número de questões, cansaço mental e físico, entre outros”, conta Johncy. “Desta maneira, a escola realiza um treinamento prévio com seus alunos, resultando em mais segurança e tranquilidade no momento decisivo do Enem”.

Edição 2015

O número de candidatos que confirmaram a inscrição no Enem de 2015 soma 7.746.057, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse número corresponde ao de isentos e àqueles que pagaram a inscrição de R$ 63 dentro do prazo. No total, 8.478.096 fizeram a inscrição, mas 732.039 não pagaram a taxa.

Em relação ao ano passado, o número de inscritos confirmados apresentou queda de 11,19%, primeiro recuo desde 2008. Em 2007, houve redução de inscritos na comparação com 2006. Desde então, o número de inscritos vinha aumentando ano a ano.

A maioria dos candidatos que farão o exame, 5,76 milhões, é isenta de pagamento. A Região Sudeste concentra o maior número de inscritos, 2,8 milhões, seguida pelo Nordeste, com aproximadamente 2,5 milhões. No Sul, foram feitas 916 mil inscrições; no Norte, 818 mil; e no Centro-Oeste, 703 mil.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão terminando o Ensino Médio ou que já concluíram essa etapa de ensino em anos anteriores. Estudantes que não terminaram o Ensino Médio este ano podem fazer o exame como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao Ensino Superior.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade