Publicidade

noticias

Nota no Enem pode dar vaga em instituto politécnico português

Brasileiros podem estudar no Instituto Politécnico do Porto

| ViaEPTV -

Estudantes brasileiros dispostos a estudar em Portugal terão a chance de ingresso no Instituto Politécnico do Porto (IPP) com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Convênio neste sentido foi firmado na última semana, em Brasília, com a instituição portuguesa pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O processo seletivo para o ingresso, a partir de setembro, está aberto. Os brasileiros selecionados devem pagar taxa anual, mas terão desconto como participantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com isso, o valor pode variar de 1,5 mil euros [cerca de R$ 5,9 mil] a 2,25 mil euros [R$ 8,9 mil], de acordo com os cursos das diferentes áreas do conhecimento.

O Inep tem acordos firmados desde o ano passado com as universidades portuguesas de Coimbra e Algarve para aproveitamento dos resultados do exame. Neste ano, os institutos politécnicos de Leiria (IPL) e de Beja (IPBeja) firmaram acordos no mesmo sentido. O Instituto Politécnico do Porto passa a ser, portanto, o quinto parceiro internacional com acesso aos resultados do Enem para o ingresso de brasileiros.

Segundo o vice-presidente do IPP, Carlos Ramos, cerca de 300 estudantes brasileiros estão matriculados na instituição. “Portanto, para nós, inclusive na perspectiva de simplificar o processo, havendo um exame confiável de acesso ao Ensino Superior brasileiro, como é o caso do Enem, o melhor é usar exatamente esse mesmo sistema”, disse. Ramos acredita que a parceria com o Inep contribuirá para tornar a comunidade brasileira a mais numerosa entre os alunos estrangeiros do instituto.

Com unidades nas cidades do Porto, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Felgueiras, o IPP conta com uma comunidade acadêmica de mais de 18,5 mil estudantes. Nessas unidades, são ministrados cursos superiores nas áreas do conhecimento de engenharia, contabilidade e administração, gerenciamento, turismo e hospedagem, estudos industriais, tecnologia, educação, música e artes performáticas e ciências da saúde.

A inscrição deve ser feita no portal do IPP na internet


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade