Publicidade

noticias

Número de alunos de origem haitiana cresce 14 vezes nas escolas estaduais de SP

Secretaria está com matrículas abertas para 2º semestre para novos estudantes

| ViaEPTV -

A rede estadual de ensino de São Paulo fechou o primeiro semestre com a presença de 127 alunos de origem haitiana. O número é 14 vezes maior do que o registrado há dois anos, quando não passava de 9. Boa parte está matriculada em unidades da região central da capital e na zona leste. Além do Haiti, a Secretaria da Educação do Estado também recebe crianças e jovens de outras 90 nacionalidades. Juntos eles somam cerca de 8 mil estudantes. O cadastro de novos alunos, incluindo estrangeiros, para o segundo semestre já está aberto.

Levantamento feito pela Secretaria revelou que o país com o maior número de representantes é a Bolívia, seguido por Japão e Paraguai. Nos últimos anos, porém, as escolas passaram a receber alunos de regiões de conflito ou tensão social. São estudantes vindos de regiões da África e Oriente Médio, como Angola, Síria, Congo, Palestina e Israel.

Em São Paulo, eles frequentam classes do Ensino Fundamental e Médio e contam ao longo de todo o período letivo com apoio pedagógico de professores e diretores. A secretaria também mantém um Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), criado para definir diretrizes de recepção e adaptação destes alunos. Entre as crianças, a integração de brasileiros e estrangeiros geralmente começa já no pátio na hora das brincadeiras ou na contação de histórias.

"O cadastro para o segundo semestre já está aberto e pode ser feito em qualquer unidade de ensino. Basta o responsável apresentar um documento válido de identidade, como o passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). Caso o aluno não tenha em mãos o histórico escolar, uma avaliação é aplicada para definir a etapa correta", explica Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Matrículas da secretaria.

As aulas do segundo semestre letivo de 2015 começam no dia 3 de agosto.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade