Publicidade

noticias

Especialista aconselha a dividir tempo entre estudo e lazer durante as férias

Descansar a mente é essencial, ressalta pedagoga mestre em Educação

| ViaEPTV -

Julho é tradicionalmente um mês de férias escolares. Mas e para quem está se preparando para os vestibulares e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é recomendável descansar nesse período? Ou é melhor seguir com a rotina forte de estudos? Quem responde a essas perguntas é a mestre em Educação Alessandra Daniele Pascotto, coordenadora do curso de Pedagogia do ISCA Faculdades, de Limeira. Confira na entrevista a seguir.

Estamos entrando no período de férias, tão esperado pelos estudantes. Qual a sugestão para os alunos do Ensino Médio que irão prestar vestibular no final do ano: descansar ou continuar estudando?
O ideal é conciliar as duas coisas. Dividir o tempo entre o descanso e a revisão de matérias pode ser uma alternativa para este período.

Como dividir o período de férias em estudo, lazer e descanso?
Após uma rotina maçante de estudos neste período, os estudantes merecem uma pausa. É preciso organizar o tempo e tirar pelo menos uma semana das férias. Se desligar dos livros, dos estudos e relaxar. Fazer coisas de que gostam, descansar, curtir os amigos e quem sabe viajar. Em seguida, devem retomar o estudo, o que não precisa acontecer num ritmo tão intenso quanto antes. A solução é diminuir o horário dos estudos e dedicar mais tempo ao descanso, para repor as energias para o próximo semestre. Vale lembrar que muitos alunos ficam com a consciência pesada quando se afastam dos estudos, mas descansar a mente é essencial, inclusive para evitar o stress.

Agora que o aluno está num período mais tranquilo, é melhor focar nas matérias de que gosta mais ou naquelas nas quais tem mais dificuldade?
Uma dica é estudar conteúdos relacionados às áreas que domina, nas quais não precisa da orientação de um professor. Também é recomendável fazer a revisão das matérias estudadas no primeiro semestre e deixar os conteúdos mais difíceis para o início das aulas, quando poderá ter ajuda dos professores. O aluno não deve perder horas concentrado no estudo de um mesmo assunto ou matéria. Melhor é programar um tempo para cada matéria, bem como estabelecer metas.

Quais as dicas para conseguir focar e estudar em casa?
Depende de disciplina, determinação e perseverança. O ideal é estabelecer uma rotina e um cronograma de estudos. Programar um horário, mesmo que mais curto, para se dedicar à revisão dos conteúdos, bem como à leitura de obras literárias obrigatórias. Peça para os familiares respeitarem os momentos de estudo, programando as atividades de lazer em outros horários e mantendo o ambiente favorável aos estudos. Tenha boas noites de sono e aproveite para acordar um pouquinho mais tarde, se puder. Não se culpe caso dê uma escapadinha da programação, afinal você está de férias, tem se dedicado muito até aqui e ainda tem um caminho a percorrer no segundo semestre. Dedique-se que os resultados virão!

Confira algumas dicas da especialista para estudar em casa:

1 - Elimine as distrações: músicas, televisão, pessoas conversando, celular etc.
2 - Acomode-se em um local arejado e confortável. Isso ajuda a se concentrar melhor.
3 - Organize seus estudos. Estabeleça um plano que envolva as atividades diárias e os prazos para executá-las.
4 - Faça pequenas pausas para manter o foco nos estudos. Intervalos entre uma matéria e outra ajudam a repor as energias.
5 - Cuide das necessidades fisiológicas (fome, sede, sono, calor etc.), pois, além de desconcentrar, elas podem causar irritação.
6 - Existem videoaulas e documentários disponíveis na internet que podem ser uma excelente alternativa para alternar entre uma leitura e outra. 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade