Publicidade

noticias

Bônus maior previsto pelo PAAIS da Unicamp valerá já para o Vestibular 2016

Candidatos oriundos de escolas públicas terão 60 pontos a mais na 1ª fase

| ViaEPTV -

A aplicação de bônus para estudantes oriundos da rede pública de ensino também na primeira fase do vestibular valerá já a partir do próximo concurso, informou a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Na terça-feira (26), o Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação da universidade, havia aprovado mudanças no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), com o objetivo de ampliar a inclusão social em seus cursos de graduação. Faltava, contudo, a confirmação de que as alterações valeriam já a partir do Vestibular 2016, o que aconteceu na tarde desta quinta (28).

As mudanças aprovadas estabelecem a adição de 60 pontos às notas da primeira fase do vestibular para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública, e mais 20 pontos para candidatos que se autodeclararem negros, pardos ou indígenas, e que também tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública.

Além da bonificação na primeira fase, os candidatos que passarem para a segunda fase e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública contarão com adição de mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Candidatos aprovados na primeira fase, que se autodeclararem negros, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública, contarão com mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90, totalizando 120 pontos.

A bonificação para a primeira fase (60 ou 60 + 20 pontos) será aplicada para o fim de classificação visando à realização da segunda fase. A nova pontuação representa 16,2% (escola pública) e 21,6% (escola pública + autodeclaração de cor/etnia) da nota final média no vestibular.

Antes das mudanças aprovadas nesta semana, o Paais estabelecia bonificação de 60 pontos apenas após a segunda fase, no caso de candidatos oriundos de escola pública, e de mais 20 pontos no caso de candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas e oriundos de escola pública.

Com as mudanças aprovadas, a expectativa da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) é de que ocorra um aumento da inclusão abrangendo estudantes que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública e de autodeclarados negros, pardos ou indígenas, também oriundos de escola pública.

Calendário

As inscrições para o Vestibular 2016 da Unicamp terão início dia 3 de agosto e deverão ser feitas até 3 de setembro. O valor da taxa de inscrição ainda não foi definido. A primeira fase será realizada no dia 22 de novembro e a segunda acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de janeiro.

Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (no período de 24 a 28 de setembro). Para os demais cursos (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 25 a 28 de janeiro.

A primeira chamada será divulgada no dia 12 de fevereiro, para matrícula não presencial entre os dias 13 e 14 de fevereiro. 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade