Publicidade

noticias

USP tem recorde de ingressantes de escolas públicas em 2015

Número cresceu 8% em relação ao ano anterior

| ViaEPTV -

Em 2015, o número de ingressantes oriundos de escolas públicas na USP (Universidade de São Paulo) cresceu 8% em relação ao ano anterior, passando de 32,3% para 35,1%. Esse número representa o maior índice registrado na instituição desde a criação do Programa de Inclusão Social (Inclusp), em 2006.

O número de alunos matriculados na USP que se declararam pretos, pardos e indígenas (PPI) cresceu 8,4% em comparação a 2014. Também houve crescimento de 14,2% do total de matriculados PPI oriundos de escolas públicas.
Outro dado importante refere-se ao perfil socioeconômico dos alunos ingressantes neste ano. A maior porcentagem dos matriculados declarou ter renda familiar de três a cinco salários mínimos — 19,6% dos alunos matriculados em 2015 (em 2008, essa porcentagem era de 15,7%). Para a renda familiar de até sete salários mínimos, o índice chega a 56,7%. Em 2008, esse índice era de 41,5%.
“Em essência, esses dados revelam sucesso, ainda que parcial, na política de bônus adotada pela USP e intensificada nos dois últimos anos. Essa política aumenta a competitividade dos candidatos oriundos das escolas públicas e, como consequência, aumenta a proporção de pretos, pardos e indígenas, ao mesmo tempo em que aumenta o ingresso de estudantes com renda familiar menor”, destaca o reitor Marco Antonio Zago.
Em 2014, o Conselho de Graduação aprovou mudanças no sistema de bonificação do Inclusp. A partir do vestibular deste ano, o candidato de escola pública recebe a porcentagem total da bonificação, que varia de acordo com o grupo em que o candidato se inserir, conforme os dados a seguir:
Inclusp Ensino Médio - aluno que cursou ou esteja cursando Ensino Médio em escola pública -12% de bonificação
Inclusp Ensino Básico - aluno que cursou Ensino Fundamental na rede pública e tenha cursado ou esteja cursando, integralmente, o Ensino Médio em escola pública - 15% de bonificação
Bônus Pasusp - concedido a candidato que cursou integralmente o Ensino Fundamental na rede pública e que esteja cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas - até 20% de bonificação
Bônus PPI – EB - candidato inscrito no vestibular na condição de Inclusp Ensino Básico e que se declararem pretos, pardos e indígenas - 5% de bonificação
Nos últimos cinco anos, de 2010 a 2015, a percentagem de novos alunos que entraram na USP vindos da escola pública aumentou em 36%. O número absoluto de alunos oriundos das escolas públicas aumentou 41% nesse período (de 2.730, em 2008, para 3.847, em 2015).
Entre os alunos PPI vindos da escola pública, no mesmo período, o número absoluto aumentou 89% (652, em 2008, para 1.232, em 2015).

Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade