Publicidade

noticias

Educação de SP traça perfil dos alunos superdotados da rede

Mapeamento identifica que neste ano são 1.041 estudantes com altas habilidades matriculados

| ViaEPTV -

A Secretaria da Educação do Estado realizou o primeiro levantamento sobre os alunos com altas habilidades e superdotação da rede estadual de ensino. Os dados indicam que, neste ano, estão matriculados 1.041 estudantes, sendo a maioria (55%) do sexo masculino. Foi identificado também que o 1º ano do Ensino Médio é a série que mais concentra esta população: 272 jovens, o que indica ser a faixa-etária entre 14 e 15 anos a mais numerosa. Do total, 88 deles estudam em escolas com jornada integral (superior a 7 horas).

O perfil é resultado do trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), órgão da secretaria, que conduz desde 2008 a formação contínua dos professores para que identifiquem estes alunos e ofereçam a melhor estratégia de acolhimento. O foco é para os alunos tenham desenvolvimento pleno das habilidades.  As características destes estudantes são demonstradas pelo potencial elevado em qualquer uma das áreas: intelectual, acadêmica, liderança, artes, psicomotora, esportiva, que podem aparecer de forma isolada ou combinada.
“A porta de entrada de um aluno com altas habilidades pode ser qualquer uma das nossas 5 mil escolas. Por isso, todas as unidades são orientadas a estar sensíveis aos sinais que aparecem dentro e fora da sala de aula. Temos ainda um grupo de 5 mil professores formados para disseminar este conhecimento na rede e distribuímos um material didático norteador para todas as 91 Diretorias Regionais de Ensino", afirma a coordenadora do Cape, Neusa Rocca.
Após a identificação desses alunos, as escolas recebem orientações para o encaminhamento adequado. Os estudantes podem receber enriquecimento curricular, por meio da inclusão de atividades, de projetos, de oficinas e de parcerias que contribuam para o desenvolvimento. Outra estratégia é a formação de grupos de tutoria para estes alunos e, em casos comprovados por laudos, acordados com a família e definidos por avaliações pedagógicas, as crianças e jovens podem acelerar em até dois anos os estudos.
As escolas que identificam alunos com altas habilidades e superdotação também são orientadas a realizar atividades de acolhimento com os pais e responsáveis.

Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade