A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou dados de uma pesquisa feita com alunos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, na fase de alfabetização. Na rede estadual paulista, 95% das crianças com até 7 anos já sabem ler e escrever (um ano mais cedo que o restante do país, que alfabetiza aos 8 anos). Além disso, a leitura já é um hábito recorrente para boa parte dos alunos do 2º ano.
De acordo com o levantamento feito a partir do questionário do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo), quase 70% deles participam de rodas de leitura nas unidades de ensino. Outros 65% afirmam que frequentam a biblioteca e ali fazem alguma atividade.
A pesquisa revelou ainda um outro dado: metade dos estudantes do 2º ano escreve para o livro de histórias (ou poesia) ou jornal (ou revista) da classe. A participação aumenta a cada fase escolar. No 5º ano, por exemplo, a adesão é de 73% dos alunos.
A partir de 2015, os alunos e professores do ciclo de alfabetização da Secretaria da Educação serão contemplados com um novo modelo de escola de tempo integral. No ano que vem, 17 escolas estaduais já atenderão a cerca de 5 mil estudantes com uma jornada estendida de até 8 horas e meia.
O atendimento em tempo integral entre o 1º e o 5º anos tem como principal meta o aprendizado focado no estímulo e controle emocional. Além das aulas que fazem parte da base nacional comum, serão introduzidas disciplinas como Linguagens Artísticas, Práticas Laboratoriais, Cultura do Movimento e Língua Estrangeira Moderna (inglês).
A Secretaria da Educação vai contratar mais 5.734 professores que atuarão nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que têm como foco principal a alfabetização dos estudantes. As provas do certame acontecerão no dia 30 de novembro, com 77.828 candidatos às vagas.
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