Publicidade

noticias

Limeira assina termo de compromisso para curso de Medicina

Prefeito ressaltou parcerias celebradas com cidades vizinhas

| ViaEPTV -

O prefeito de Limeira, Paulo Hadich, assinou na sexta-feira (17) o termo de compromisso para a instalação da Faculdade de Medicina na cidade, que prevê a manutenção e a adequação da rede de saúde municipal constatada durante o processo de seleção do Ministério da Educação (MEC), em maio.
 
A assinatura ocorreu no Edifício Prada e contou com a presença do diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), do Ministério da Saúde (MS), Alexandre Medeiros. Os prefeitos dos municípios de Engenheiro Coelho, Pedro Franco, e de Cordeirópolis, Amarildo Zorzo, e o secretário de Saúde de Iracemápolis, José Gersel Moro, também participaram da cerimônia.

Com o acordo, os gestores municipais se comprometem a garantir o número de leitos, mantendo a proporção de cinco leitos do SUS por aluno, de modo a assegurar a qualidade das aulas práticas. A Prefeitura de Limeira também disponibilizará o mínimo de 100 leitos exclusivos para o curso na mesma unidade hospitalar.

Outro ponto desse documento trata das condições para o funcionamento de pelo menos três programas de residência médica, nas especialidades prioritárias: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade.

Durante a cerimônia, Hadich ressaltou as parcerias que foram celebradas com as prefeituras vizinhas e com a Santa Casa de Limeira. “É importante que a faculdade tenha esse caráter regional, pois permitirá que as cidades deem respostas mais rápidas aos munícipes”.

Foram selecionados para receber os novos cursos 39 municípios. No Estado de São Paulo, foram contempladas, além de Limeira, as cidades de Araçatuba, Araras, Bauru, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Jaú, Mauá, Osasco, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

Durante esse processo de seleção, Limeira recebeu uma comissão de especialistas que avaliou a quantidade de leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na estrutura hospitalar, a organização da rede de saúde e as necessidades do curso na cidade, entre outros.

A próxima etapa para a implantação dos cursos de Medicina é a publicação do edital para a apresentação das propostas das instituições privadas de educação superiores interessadas em gerir os cursos. O edital deve ser lançado até o final do ano.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade